Camp Half Blood
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Guia do Jogador CHB

Ir para baixo

Guia do Jogador CHB Empty Guia do Jogador CHB

Mensagem por Diego Hatake Ter maio 26, 2015 9:59 pm

Bem vindo!

Seja você um semideus ou uma criatura mitológica, alguns passos devem ser seguidos antes de começar a jogar. Elaboramos aqui um pequeno guia para auxiliá-lo em sua jornada pelo nosso fórum!

Como funciona esse jogo?
o Camp Half Blood é um fórum interpretativo. Isso significa que tudo aqui é feito na base da narração: a movimentação do personagem, a interação, suas ações... É como se a cada postagem você fosse construindo uma história, às vezes sozinho, às vezes com outros players ou narradores, dependendo do andamento do jogo e do que você faz no fórum. Mas vamos aos poucos... Primeiro, veja como fazer sua ficha. Aqui também explicaremos tudo o que você tem disponível para o seu divertimento e evolução dentro do jogo.

Tudo bem, mas agora  eu me cadastrei no fórum. E então?
O primeiro passo é verificar se seu nome (ou nick, como chamamos em fóruns) está adequado às regras. Nicks inadequados tem suas fichas invalidadas.
O ideal é que seu nick contenha um nome e sobrenome, caso pretenda ser um semideus. Alcunhas e apelidos podem constar no nome como adições, como ex: Robert “Bob” Schulman, mas não são obrigatórios. Apenas apelidos não são aceitos. Lembrando que o nome é para identificação no fórum, mas os personagens só vão conhecê-lo pela forma que você se apresentar em on. Por exemplo, o player se cadastrou como Robert Schulman, mas prefere ser chamado de Bob então, em on, ao interagir com outros jogadores ele pode se apresentar apenas como Bob, independente do nick da conta.

Além de semideus, o player pode escolher ser um espírito da natureza: uma náiade, dríade, centauro ou sátiro. Nesse caso, o sobrenome é opcional.
Em qualquer um dos casos, não são aceitos nomes com números, símbolos, caracteres especiais ou palavras de baixo calão. Além disso, não aceitamos personagens com nomes dos personagens oficiais então, se você se cadastrou como Percy Jackson, Grover Underwood, etc, também precisará fazer a modificação do nick.

Meu nome está inadequado, como eu mudo?
O nome é uma das partes da ficha que não podem ser alteradas por conta própria. Por esse motivo, você deve ir ao tópicode registros e pedir a mudança
Vale para resets de ficha (explicaremos adiante), nomes fora do padrão, digitação errada, etc. Basta postar de acordo com o pedido e aguardar a alteração. Lembrando que, após a mudança, você usará o novo nick para logar no fórum.

Meu nome está certo. O que faço agora?
O segundo passo é ativar a sua ficha de personagem. É bem simples: entre no seu perfil e clique em “Ficha de personagem”. Aparecerá uma mensagem perguntando se deseja gerar a ficha.


Confirme e pronto: a ficha básica ficará disponível.

Mas eu não consigo preencher todos os campos da ficha!
Calma, é assim mesmo. Alguns dados o player é livre para editar, como localização, história, data de nascimento, etc. Outros, os ADM é que modificam, como seu nível, quantia de vida e energia, arsenal e etc. Note que algumas coisas são básicas: Você vai começar no nível 1, com 100 de vida e energia e uma arma inicial padrão.

Ok, e agora? Eu já sou um semideus? Por que meu nome não tem cor?
Estamos quase lá! Para ser oficialmente um semideus – ou um espírito da natureza – você precisa fazer a sua ficha de reclamação . Através dela será determinado a sua origem como criatura mitológica ou seu parentesco divino.  A ficha não é aprovada automaticamente, sendo antes avaliada por um deus. Com a ficha aceita, o ADM o adicionará ao grupo correspondente (note que os grupos são fechados, ou seja, você não pode se inscrever sozinho, precisando fazer a ficha para isso). Ao ter a ficha aprovada, você é adicionado ao grupo e ganha a cor correspondente, além do rank e dos itens de reclamação.

Certo, mas como funciona a ficha?
A ficha é realizada através do modo interpretativo. Nela, você vai responder algumas questões: De quem deseja ser filho e por que, detalhar as características físicas e psicológicas do personagem e contar, através de uma narração, a história do personagem. É obrigatório indicar de quem você será filho ou o tipo de criatura que será – nós não definimos isso por você!

Devo narrar em primeira ou terceira pessoa? Faz diferença?
Não. O importante é uma narração consistente – não ficar alterando no meio de uma frase, por exemplo. De resto, você é livre para narrar como se sente mais à vontade, seja pela visão do personagem (1ª pessoa) ou pela visão de um narrador externo (3ª pessoa).

Certo, e para ser uma criatura mitológica?
A ficha é a mesma. A questão pode diferir um pouco na parte da história – afinal, você já nasce sendo um espírito da natureza, diferente dos semideuses que apenas descobrem sua origem mais tarde. Você pode então narrar como nasceu, onde, e como cresceu até o momento atual.

E no caso das fichas avaliadas com mais rigor, por que é assim? É uma ficha diferente?
As fichas avaliadas de modo mais rígido variam. Alguns por serem filhos de deuses primordiais, como Nyx, seriam mais raros – suas fichas são mais difíceis pelo nível de poder; Athena é deusa da sabedoria, e também requer um nível mais avançado exatamente pelo aspecto que domina, enquanto Perséfone já foi motivo de uma trama no fórum. Aqui, é dado mais atenção para a narrativa, tanto no quesito gramatical, quanto na organização e, principalmente, no desenvolvimento e coerência da história, que deve ser mais completa e detalhada. Contudo, a ficha ainda é a mesma – os avaliadores apenas serão mais críticos.

E os três grandes? No tópico fala que existem testes...
Os três grandes (Hades, Poseidon e Zeus)possuem um teste específico e a ficha comum não é válida para eles – se postar, simplesmente será anulada.

Mas há alguma diferença entre eles e os outros semideuses?
Em termos interpretativos, não. O teste apenas simula a raridade desses semideuses, e dão o caráter de status, já que a seleção é bem mais complexa que a dos outros semideuses. Contudo, o sistema de evolução permanece igual ao de outros semideuses, com poderes distribuídos em níveis, e ainda precisando a mesma quantidade de xp para avançar.

Ei, estou em dúvida... Posso fazer mais de uma ficha?
Para a mesma conta, não. Só é possível fazer uma ficha ou teste por vez. Se postou e mudou de idéia, avise sobre o cancelamento no tópico – apenas 1 vez, ou será considerado flood – ou mande uma MP a um ADM pedindo a exclusão da postagem. Caso poste várias fichas sem aviso, além de ter todas as  ignoradas, ainda pode ser penalizado por flood. No caso dos testes, apenas um teste por vez pode ser postado por tentativa, então, se postou no teste de Zeus, por exemplo, não pode postar com o mesmo personagem no mesmo mês no teste de Poseidon, por exemplo, nem no tópico de reclamação comum. Caso não tenha a ficha ou testes aprovados, contudo, você é livre para fazer quantas tentativas quiser, desde que respeitando as regras.
Não se pode postar fichas de reclamação ou testes para 3 grandes se você já for reclamado.

Certo, preciso registrar mais alguma coisa?
Sim, mas é pouca coisa. Não temos registro de nomes, então não precisa se preocupar com isso, mas temos registro de PP (Photo Player ou avatar). Isso serve apenas para um controle, evitando mudanças constantes, já que a imagem é algo importante e ligado ao personagem.  Não há restrições – pode-se usar desenhos, personagens de Hq, fotos de atores, etc. Pedimos apenas bom senso no conteúdo da imagem que, se for apelativo, fará o PP ser excluído sem aviso. O mesmo ocorrerá se ele não estiver no tamanho adequado, desconfigurando o fórum. Recomendamos o uso de avatares de 200 x 400 px, mas pode-se usar abaixo disso – acima vai provocar bugs.


Ok, mas não quero fazer minha ficha ainda. Posso jogar mesmo assim?
Sim, você pode. A questão é que, enquanto não for reclamado, você não terá quaisquer poderes ou armas adicionais, mas é livre para postar em qualquer tópico em on e realizar quaisquer atividades comuns, sejam treinos, missões e etc.

E falando nisso, como funcionam esses poderes?
Cada semideus ou espírito da natureza tem uma lista própria de poderes,

Você não terá tudo disponível de uma vez, apenas conseguirá fazer as ações de acordo com seu nível, de forma cumulativa. Por exemplo, um filho de Hécate de nível 2 consegue realizar os feitos de nível 1 e 2, mas não utilizar qualquer outro poder adicional – eles só poderão ser realizados quando o semideus atingir o nível indicado para isso.

Entendi... Mas e esse lance de passivo e ativo?
Simples. Poderes passivos são características inerentes, sempre ativas ou poderes que não requerem custo de uso, enquanto que poderes ativos precisam de uma ação ou gatilho de ativação – você sempre precisa descrever seu uso. Além disso, poderes ativos consomem energia. Um personagem cuja barra de energia chega a 0 não poderá usar mais nenhum poder ativo, e pode sofrer outras consequências em on, como esgotamento ou coma, enquanto que ter o HP zerado significa a morte imediata do personagem.

E os tais itens de reclamação?
Tanto ao ser reclamado quanto ao entrar em um grupo, os players ganham certas armas e itens para auxiliá-lo em sua vida nesse mundo. Cada progenitor/ grupo oferece itens diferentes, assim como espíritos da natureza também recebem tais coisas.

E os treinos de chalé? Se eu não comparecer também serei excluído?
Não, os treinos de chalé não eliminam os players. Por outro lado, é uma boa maneira de adquirir nível e conhecer outros players, em alguns casos, além de que, por serem atemporais, não interferem em outras postagens.

O que é temporal e atemporal?
Essa nomenclatura define se o player pode estar postando em outro lugar ou não, ao mesmo tempo em que faz outra atividade. Uma lista completa se encontra no final da postagem, após o glossário, explicando que tipo de coisa é temporal ou não.

XP, XP, XP... Todos falam sobre isso, mas o que é?
XP é a abreviação de Experiência, que representa a evolução do personagem. Quanto mais XP você ganha, mais o personagem evolui. Cada 100 xp correspondem a 1 nível. Se reparar, você tem uma barra medindo isso. Cada vez que ela chega a 100 o nível do personagem é modificado, e a barra volta ao patamar anterior. Pontos excedentes não são perdidos, então, supondo que você esteja com 95 xp e ganhe mais 15, além de ganhar um nível sua barra volta no 10 – os pontos remanescentes. Existem muitos outros termos dentro do RPG, então, veja o glossário no final para compreender melhor.

Cada atividade no acampamento rende uma quantia específica de xp, através da avaliação padrão do fórum que se divide em várias categorias: Coerência; Coesão, Estrutura e Fluidez; Ortografia e Organização; Objetividade e adequação à Proposta.

Ok, ok... Mas como eu ganho XP?
Dentro do jogo existem várias atividades para auxiliar os personagens. Dentro do Acampamento, algumas atividades são específicas para isso:

♦ Arenas: Local onde o player treina suas habilidades de combate, seja com armas corpo a corpo, à distância ou combate contra monstros. Cada treino rende até 100 xp, e é possível realizar um treino por atualização na arena. Treinos não acarretam perda de HP ou MP, nem rendem dracmas.

♦ Hipismo: Local onde o player treina atividades relativas à montaria e cavalgada, além de noções de vôo. Voltado principalmente para cavalos e pégasos (que são narrados como existentes nos estábulos do acampamento, para uso livre), mas o player tem liberdade para usar outros animais desde que os possua como pets em suas fichas. Rende até 100 xp, sem dracmas, sem perda de HP ou MP. Permitido uma postagem por atualização.

♦ Canoagem: No rio (obviamente). Local para treinar a noção no uso de canoas e caiaques. Rende até 100 xp, sem dracmas. Permitido uma postagem por atualização, não provocam perda de HP e MP.

♦ Complexo de escalada: Localizado dentro do acampamento, fornece diversas opções de paredes de escalada e obstáculos. É uma atividade física, que treina a força, resistência e reflexos do personagem. Rende até 100 xp, e não desconta HP ou MP. Permitido uma postagem por atualização.
Fora do acampamento, as atividades variam, mas a base é a mesma.

E esses tais de dracmas, o que são?
Dracma é a unidade monetária usada em jogo – o dinheiro no mundo mitológico. Cada player inicia com 100 dracmas, mas pode ganhar mais no jogo. Dracmas são utilizados para comprar itens em geral, moradia, etc.

Moradias? Como funciona isso?
Os personagens não precisam ficar apenas no Acampamento. Caso queiram um local individual de moradia, eles podem comprar tal local, através do sistema. Cada tipo de casa tem um custo, assim como a estrutura e mordomias adicionais. Comprado, ele poderá criar o tópico com as descrições dentro do subfórum adequado.

Há mais alguma coisa que eu possa fazer?
Sim! Você pode fazer missões...

E o que são isso?
Missões são aventuras propostas pelos narradores. Existem missões de formato variado. Em comum, todas oferecerem um objetivo ao personagem, que deve cumpri-lo a contento.

Que tipos de missão?
As missões se dividem de acordo com seu formato:

♦ One-post (ou OP): São missões em que o narrador apenas oferece um enunciado com uma proposta e alguns pontos específicos. Neste tipo de missão o player deve criar todo o enredo, como uma história, abrangendo todos os pontos exigidos – mas não precisa se focar apenas neles, podendo ir além. Aqui, o player narra as ações como certezas. Não há turnos, sendo uma narrativa contínua e que deve ser finalizada pelo próprio jogador. Isso deve ser feito em uma única postagem. Caso o tamanho do post exceda o limite de caracteres (o que é difícil, mas pode ocorrer) o player pode postar em mais partes, mas deve avisar o narrador responsável para não ser considerado double post.

♦ Narrada: As missões narradas seguem turno a turno. Diferente das OPs suas postagens tendem a ser menores, e a história é guiada pelo narrador, dando as diretrizes aos poucos. As ações também são definidas por quem está passando a missão, por isso o player anuncia a intenção, não o resultado. Por exemplo, supondo que o narrador diz que o player foi atacado por uma harpia que voou em rasante, o player não diz “Me desvio e ataco de volta, acertando ela com minha espada”; o player narrará: “Tento me esquivar para o lado, rolando no chão para ficar fora do seu alcance, tentando em seguida contra atacar com a minha espada, aguardando o momento em que ela passa por mim”. Claro, aqui está bem simplificado, mas é só um exemplo. No caso apresentado, o narrador diria se a esquiva deu certo ou não, e se o ataque deu resultado e, caso o player tenha sido ferido, como isso ocorreu e quanto perdeu de vida. Os status do jogador também são definidos turno a turno, podendo oscilar bastante durante as missões. Pode ser realizada com no mínimo 1 e no máximo 3 personagens, mas o número pode ser alterado em eventos específicos.

♦ OP contínua: um meio termo entre a OP e a narrada. Aqui, o player tem liberdade para definir suas ações, mas os turnos da missão (no máximo 5) são mais complexos, apresentando mais objetivos, quase como uma OP. Em uma comparação simples. A OP representa toda a história de uma série condensada em um capítulo, as OP contínuas seriam como os episódios de uma série, que juntos formam a história, e as narradas como cada pedaço de um episódio, que no fim formam uma narrativa. Pode ser realizada com no mínimo 1 e no máximo 3 personagens, mas o número pode ser alterado em eventos específicos.

Já com relação ao local, elas podem ser internas ou externas. Isso não muda a quantia de xp, mas apenas oferece um ambiente coerente – nem todos os personagens vivem no Acampamento, enquanto alguns gostam de uma aventura diferente de vez em quando.

Na parte de xp, ele pode variar com o tipo da missão e a dificuldade de cada uma – escolhida pelo semideus. A explicação completa está aqui [clique] e o sistema de avaliação segue os mesmos critérios de treinos e etc, mas o valor pode variar, tanto pelo tipo de missão quanto pela dificuldade, como explicado.

Ei, existe um nível mínimo para fazer uma missão?
Não. Qualquer personagem pode pedir, mesmo sendo indefinido.

E como consigo uma?
Basta preencher a ficha na casa grande, de acordo com o tipo de missão, e aguardar que o deus crie e envia a MP avisando. Outra forma é pedir uma missão em aberto, . Apenas fique atento para ver se você cumpre os requisitos. Além disso, pode enviar uma MP a algum deus pedindo o repasse após ter postado o pedido.

Lembrando que um personagem só pode estar em uma missão por vez (exceto por eventos e treinos atemporais) e só pode pedir outra após a anterior ter sido avaliada, com risco de anulação do pedido ou postagem além de advertências ou punições.

Também vi algo sobre tramas e eventos...
Sim. Tramas e eventos são coisas diferentes. Um evento é uma missão com temática definida aberta para todos os players, mas de participação livre, não obrigatória.

Uma trama é um contexto – um evento ou acontecimento que afete o cenário. Uma trama em geral é composta de várias missões e eventos, envolvendo o fórum todo no processo, já que vai além de uma única postagem.

Por exemplo: o solstício citado no “O ladrão de raios” e a missão para resgatar o raio mestre seria um evento, mas a Guerra de Cronos seria uma trama, já que é algo amplo e afeta a todos.

Certo, mas nas regras falam de chance de morte... Isso pode ocorrer?
Sim, em missões e eventos os personagens estão sujeitos a danos, diferente do que ocorre em treinamentos e atividades. Assim, eles sofrem descontos em HP e MP. Além disso, podem ser penalizados pela não postagem sem justificativa ou morrer por não seguir o proposto, no caso de narradas, ou não conseguir o rendimento necessário em qualquer tipo de missão. O rendimento é definido pelo tipo e dificuldade, listados no mesmo link sobre as missões, já visto acima.

Não tive tempo de postar... Posso me justificar?
Sim. O prazo base para justificativas é de 3 dias, mas pode diferir se o narrador deixar explícito. Além disso, a justificativa não é garantia, uma vez que depende se é ou não plausível e justa – alegar preguiça, por exemplo, não funciona.

Eu postei! Demora muito para avaliarem?
O prazo de avaliação é de 5 a 7 dias.

E o que ocorre se eu morrer?
Temos algumas regras quanto a isso. Simplificando, na primeira morte o player muda de nome, mas mantém suas outras características, enquanto que a partir da segunda a ficha é resetada. Em eventos, o reset ocorre independente do número de mortes anterior.

Contas resetadas precisam fazer uma nova ficha de reclamação, mas podem escolher outro progenitor.

Além disso, o player deve registrar sua morte e mudança de nome no tópico correto.

E como posso ficar mais forte?
Bom, como dito, os dracmas também podem comprar itens. Além das poções listadas acima, é possível comprar armas  ou encomendar com um filho de Hefesto nas forjas.

E como funcionam as forjas?
As forjas seguem um roteiro próprio, tanto para os compradores quanto para os forjadores. Quem quer comprar deve interagir com o filho de Hefesto no local, O filho de Hefesto, por sinal, tem mais trabalho. Além de seguir todo esse roteiro, correndo o risco de perder os materiais e ter a postagem anulada se quebrar as regras ou não descrever de forma adequada, precisam se preocupar com os materiais – lembrando que o tipo de forja que podem fazer depende do seu nível, como consta em seus poderes. Além disso, podem criar seus tópicos de forja, mas não se esquecendo das regras de organização e atividade.

E apenas filhos de Hefesto podem forjar?
Sim, esta é uma habilidade específica, definida pelo progenitor – da mesma forma que apenas curandeiros podem abrir enfermarias.

Ok, mas estou cansado de regras e de ganhar xp. Tem algum lugar pra diversão?
Claro que sim. Dentro do fórum todo temos os chamados “Locais Públicos”, São locais feitos exclusivamente para interação entre os players, mas também é necessário ter cuidado: locais dentro do Acampamento são protegidos, sem risco algum, mas locais em cidades não. Nem todos os semideuses são legais, e confrontos podem ocorrer, ainda que dentro das regras,
Agora, para quem quer apenas paz e sossego temos todos os tópicos da área off, aqui [clique], com jogos, discussões e bate-papo em geral.
Além disso, o chat sempre está disponível – lembrando que chat e área off não são interpretativos – nada do que ocorre nesses lugares vai interferir com seus players.

Mais alguma coisa que eu precise saber?

Bem pouca. Temos nossas regras de conduta geral e no chat, mas a base principal é o bom senso e respeito aos players.  Além disso, apenas questões sobre flood, discussões e plágio (que não admitimos no fórum de forma alguma. Players que plagiam recebem um aviso e ban inicial, mas a segunda punição é permanente).

Ufa! Terminamos!

Enfim, esperamos que tenham compreendido – tentamos explicar o melhor possível. Sabemos que a princípio pode parecer complicado, mas acredite você pega o jeito fácil! Caso ainda existam dúvidas, podem entrar em contato com qualquer deus narrador ou ADM via MP!

Bom divertimento!

Diego Hatake
Admin

Mensagens : 16
Data de inscrição : 22/05/2015

Arquivos do Semideus
Vida :
Guia do Jogador CHB Left_bar_bleue100/100Guia do Jogador CHB Empty_bar_bleue  (100/100)
Energia :
Guia do Jogador CHB Left_bar_bleue100/100Guia do Jogador CHB Empty_bar_bleue  (100/100)
Nível: 1

https://camphalfbloodpjohdo.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos